Notice: Undefined offset: -1 in /home/etarserra/public_html/wp-includes/post-template.php on line 325

     SOBRE A ETARSERRA

A ETARSERRA – Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana tem sua origem como um evento acadêmico, idealizado pelas professoras Caroline Fernandes dos Santos Bottino e Simone dos Santos Barreto, do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF). Parte integrante da Agenda Acadêmica UFF 2013, realizada durante a 17a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a I ETARSERRA visava integrar os membros da comunidade acadêmica do ISNF/UFF e compartilhar o conhecimento produzido por meio da apresentação de trabalhos acadêmicos. Já nesse primeiro ano, o evento revelou seu potencial ao ultrapassar os muros da instituição e contar com a participação de estudantes e professores de outros cursos de instituições de ensino superior (IES) de Nova Friburgo.

Em 2014, o evento passa a integrar o Programa de Extensão: “Difusão e popularização da produção acadêmica-científica e tecnológica na região serrana do RJ”, vinculado ao Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia do ISNF-UFF, com a parceria do Polo EAD – Nova Friburgo do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior da Prefeitura de Nova Friburgo. A ETARSERRA inscreve-se a partir daí na Agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do município e da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro e amplia seus objetivos: difundir e popularizar o conhecimento científico e a produção artística e cultural na região, e reunir estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, profissionais e a população em geral. Além da exposição de trabalhos de ensino, extensão, pesquisa, inovação científica e tecnológica e difusão e popularização de ciência e tecnologia, eixo central do evento, somam-se outras atividades científicas e a Mostra UFF&Arte à sua programação. Evento anual, em 2018, a iniciativa foi agregando outros parceiros, como o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ) e o Instituto Federal de Educação – Campus Cambuci (IFF), e, no ano seguinte, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Campus Nova Friburgo (CEFET), a Universidade Cândido Mendes (UCAM) e a Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Assim, a ETARSERRA consolida seu caráter interinstitucional e torna-se, em 2019, uma ação extensionista independente, como evento itinerante sediado a cada ano por uma das IES de Nova Friburgo. Nesse ano, o CEDERJ então abre suas portas, acolhe todos os parceiros e, com muita dedicação e competência, organiza a sétima edição da ETARSERRA e Mostra de Artes e deixa sua contribuição com a realização da 1ª MuCIT – 1ª Multifeira de Ciência, Inovações e Tecnologias da Região Serrana, parte integrante programação do evento.

Seguindo adiante com esse projeto ousado de ser um espaço público, gratuito e plural, que oportuniza a troca de conhecimentos e experiências entre seus participantes, nas diferentes áreas do conhecimento, com o intuito de contribuir, de forma solidária, para o desenvolvimento regional, seus organizadores enfrentam um grande desafio em 2020, manter a realização desse grande evento em meio a pandemia que atinge nosso país e o mundo.

Com o compromisso assumido já no ano passado, o IPRJ/UERJ abraça o desafio de sediar a VIII ETARSERRA e Mostra de Artes, agora em um novo formato, integralmente online, com a parceria do CEDERJ, CEFET, IFF, ISNF/UFF, UNESA e UCAM. Sem dúvidas, escolha mais precisa para a nova sede do evento neste ano não poderia ter sido feita, dado a expertise do IPRJ-UERJ na área tecnológica. Renovamos nosso desejo de que a ETARSERRA seja, mais uma vez, um grande sucesso, marcada pela alta qualidade dos debates, pelo seu potencial de contínua inovação e pela defesa da ciência e da cultura regional e brasileira. Esperamos que ela continue cumprindo sua missão de aproximar pessoas, seus saberes e suas práticas, visando o desenvolvimento de cada indivíduo e das coletividades. Agradecemos a todos os membros da Comissão Organizadora, parceiros, apoiadores, colaboradores e participantes, que tornam possível a realização deste importante evento da nossa Região Serrana. Muito obrigada! 

Simone dos Santos Barreto

em nome da Comissão Organizadora da VIII ETARSERRA 2020