
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DE ENSINO SUPERIOR E PÓS-GRADUAÇÃO
*Data limite para submissão: 07/08/2020
Esta chamada versa sobre a submissão de propostas de trabalhos para apresentação na VIII ETARSERRA – Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana, a ser realizada entre os dias 15 e 17 de outubro de 2020, de modo integralmente virtual, no Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ), Nova Friburgo/RJ.
Os proponentes deverão observar as normas e os prazos que regem esta chamada pública e efetuar a submissão de suas propostas somente pelo site oficial do evento: www.etarserra.iprj.uerj.br
I – DO EVENTO
1. A VIII ETARSERRA tem como objetivos:
a) divulgar os trabalhos de ensino, extensão, pesquisa, inovação científica e tecnológica, difusão e popularização de ciência e tecnologia e artes produzidos nas instituições de ensino superior da região serrana do estado do Rio de Janeiro;
b) ser um espaço público, gratuito e plural que oportuniza a troca de conhecimentos e experiências entre seus participantes, nas diferentes áreas de conhecimento, com o intuito de contribuir, de forma solidária, para o desenvolvimento regional;
c) ampliar o debate acadêmico-científico e fortalecer as práticas de ensino, extensão e pesquisa no campo interdisciplinar entre as instituições parceiras;
d) proporcionar um espaço de diálogo entre pesquisadores, membros da sociedade civil e gestores públicos, de forma a promover o intercâmbio de ideias e estimular a interação entre eles.
2. A exposição de trabalhos de Ensino Superior e Pós-graduação integra a programação científica do evento.
II – DO ENVIO DE PROPOSTAS DE TRABALHO
O envio de proposta de trabalho deverá ser feito por meio eletrônico, via sistema de submissão disponível no site do evento, no período de 07 a 31 de julho de 2020
1. Serão bem-vindos trabalhos de estudantes de graduação e de pós-graduação, professores(as), pesquisadores(as) e profissionais de gestão pública e da sociedade civil com atuação e experiência nos temas a serem debatidos.
2. Os(as) proponentes poderão optar por duas modalidades de apresentação:
a) oral
b) pôster
3. Os resumos deverão ser submetidos indicando uma da categorias ensino, extensão ou pesquisa , bem como a principal grande área de conhecimento do CNPq (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e, Linguística e Artes) e subárea principal da proposta submetida (anexo 1). A Comissão Organizadora poderá modificar, a seu critério, as categorias e áreas/subáreas de enquadramento do trabalho, de forma a melhor adequá-lo às sessões de apresentação.
4.Todas as propostas de trabalho deverão ser submetidas em português brasileiro.
5. Será permitida a submissão de resumos com um(a) autor(a) principal e até 7 coautores(as).
6. Antes da submissão da proposta o(a) autor(a) principal e cada coautor(a), no caso de trabalho com coautoria, deverão realizar seu cadastro no sistema.
7. No caso de propostas de trabalho em coautoria:
a) após cada coautor realizar seu cadastro no sistema de submissão de trabalhos do evento, o(a) autor(a) principal deverá fazer seu cadastro, realizar a inscrição do trabalho e inserir os nomes dos(as) coautores(as) na submissão;
b) a apresentação do trabalho no evento ficará a cargo do(a) primeiro(a) autor(a). Em caso de impedimento, um(a) dos(as) coautores(as) poderá assumir a apresentação;
c) não será admitida a apresentação do trabalho por terceiros que não constem como coautores(as) do trabalho submetido no sistema de submissão;
d) a ordem dos autores inserida no resumo será utilizada na confecção dos certificados e publicada nos Anais do evento e não poderá ser alterada após a submissão. Não serão aceitas ainda a inclusão ou a supressão de nomes de autores depois da submissão da proposta;
8. Ao submeter a proposta, deverão ser indicadas, no sistema online (Inscrição de trabalhos), as seguintes informações:
a) Título do trabalho (no máximo, 110 caracteres);
b) Nome completo do(a) autor(a) e de seus coautores(as);
c) Instituição de cada (co)autor(a);
d) Informação curricular de cada (co)autor(a) (no máximo, 250 caracteres);
e) E-mail de cada (co)autor(a);
f) Sessão temática (categoria): ST1 – Ensino, ST2 – Extensão, ST3 – Pesquisa);
g) Área de conhecimento – CNPq;
h) Formato de apresentação: oral ou pôster;
i) Palavras-chave: 3 a 5.
8. Após salvar os dados do trabalho, o proponente deverá submeter o resumo expandido anexados em arquivo .doc ou .docx. no sistema de submissão (submissão de resumos).
9. Normas para elaboração do resumo expandido:
a) os resumos expandidos deverão ser submetidos em fonte Arial Narrow, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, conforme modelo disponibilizado no site do evento. As dimensões do arquivo e de suas bordas devem ser mantidas conforme o modelo disponibilizado (anexo 2);
b) o resumo deve conter obrigatoriamente e na seguinte ordem: Título (idêntico ao informado no sistema de submissão), Nome dos(as) autores(as), Afiliação institucional (identificação da instituição a qual se vincula cada (co)autor(a)), Área de conhecimento e subárea principal, segundo o CNPq, Introdução, Objetivo(s), Desenvolvimento, Consideração(ões) Final(is), Referências (máximo 5), Palavras-chave (3-5) e Financiamento (se for o caso);
c) o resumo deverá ter, no máximo, 2 páginas, incluindo todos os itens contemplados no item 6.b;
d) a citação das referências no texto e a lista de referências devem seguir as normas ABNT para referências bibliográficas;
10. Não adicionar imagens, gráficos ou tabelas no resumo expandido;
11. Os resumos submetidos serão analisados pela Comissão Organizadora e serão avaliados apenas aqueles que se adequarem às normas pré-estabelecidas nesta chamada;
12. Resumos que apresentem incorreções ortográficas e gramaticais que comprometam a coesão e coerência textual não serão aceitos;
13. Para publicação nos Anais do evento, os resumos enviados não serão revisados quanto à adequação do texto às normas da língua culta, sendo tal aspecto de responsabilidade dos autores.
III. DA AVALIAÇÃO E ACEITE DAS PROPOSTAS DE TRABALHOS
1. A avaliação da adequação das propostas submetidas à presente chamada e a organização da programação das sessões de apresentação dos trabalhos ficarão a cargo da Comissão Organizadora.
2. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de propor a readequação de atividades e trabalhos, procurando otimizar o acolhimento das propostas enviadas, mantendo a qualidade acadêmica e de debates que caracteriza o evento.
3. Os trabalhos aceitos para apresentação na VIII ETARSERRA serão divulgados no site do evento até o dia 14/09/2020, com indicação da data e do horário da sessão de apresentação.
4. O(a) autor(a) principal de trabalho aceito em na modalidade pôster ou comunicação oral deverá encaminhar a versão digital do pôster ou da apresentação, respectivamente, até o dia 02/10/2020, conforme as normas a serem informadas posteriormente no site oficial do evento.
5. Os trabalhos apresentados serão comentados por avaliadores da área no dia e horário previstos. Além da apresentação, os avaliadores levarão em consideração o resumo expandido submetido no ato da inscrição.
IV. FINANCIAMENTO
Aqueles(as) que tiverem seu trabalho aceito deverão custear com recursos próprios, ou por meio de outras fontes, sua participação.
V. CERTIFICAÇÃO
1. Será emitido um certificado por trabalho apresentado, o qual só poderá ser acessado no sistema de submissão pelo(a) autor(a) principal responsável pela inscrição da proposta. Caberá ao autor encaminhar o certificado aos(às) demais coautores(as).
2. A submissão de proposta de trabalho para esta chamada não garante certificado individual de participação no evento aos(às) autores(as) de trabalhos apresentados.
3. Os trabalhos indicados com Menção Honrosa receberão um certificado específico emitido diretamente pela Comissão Organizadora.
VI. DA PUBLICAÇÃO DO TRABALHO NOS ANAIS DO EVENTO:
1. Os resumos expandidos apresentados na VIII ETARSERRA serão publicados nos Anais do evento.
2. Os Anais da VIII ETARSERRA serão disponibilizados gratuitamente, em formato digital, no site do evento.
3. Para publicação dos resumos expandidos nos Anais do evento, será obrigatório, quando pertinente, o número do parecer do Comitê de Ética:
a) no caso de pesquisas com seres humanos, citação explícita à aprovação pelo sistema CEP-CONEP deve ser incluída no texto do trabalho, considerando as resoluções N.466/12 e N.510/2016 do Conselho Nacional de Saúde.
b) no caso de pesquisas envolvendo animais de laboratório, citação explícita à autorização da pesquisa por um CEUA deverá ser incluída no trabalho, considerando a legislação vigente no país;
Nova Friburgo, 29 de junho de 2020.
Comissão Organizadora da VIII ETARSERRA 2020
Anexo 1. Áreas e subáreas de conhecimento segundo CNPq.
Acesse AQUI.
Anexo 2. Modelo de resumo expandido
Baixe AQUI.
Link para Inscrição de Trabalhos
Acesso AQUI